Solenidade marca o início da Escola em Tempo Integral para o nono ano




Foto de: Divulgação 


Na tarde desta quinta-feira (27), ocorreu a solenidade de lançamento do Programa Escola em Tempo Integral para alunos das turmas de nono ano da rede municipal. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o programa já abrange turmas dos anos iniciais – são 1.805 alunos do pré ao 5° ano nesta modalidade, atualmente –, e chega como uma oportunidade para que o estudante do nono ano possa explorar seus talentos e áreas de interesse, com vistas ao desenvolvimento pessoal e mercado de trabalho, no futuro.

A solenidade no ginásio do Sesi/Senai, reuniu autoridades do Município, representantes do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, imprensa e alunos da Rede Municipal de Ensino. Em seu pronunciamento, representando o prefeito Jair Franzner, o chefe de Gabinete João Berti reforçou a importância dos investimentos na área da Educação e lembrou que a Administração Municipal trabalha constantemente para manter a qualidade do ensino público em Jaraguá do Sul e os índices que se destacam no cenário estadual e nacional.

As oficinas educativas ocorrem no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. São 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, totalizando 15 horas semanais, com término de acordo com o calendário escolar.

“A ideia é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de expandir seus conhecimentos e construir um futuro promissor por meio da educação. Além de tornar a escola um ambiente mais atrativo para todos”, destacou a secretária de Educação, Iraci Müller.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, veio a Jaraguá do Sul para solenidade. Ele reforçou que o programa tem uma importância social muito significativa. “É realmente uma grande oportunidade para estes estudantes. O é desafiador e exige cada vez mais competências e conhecimentos e isso está sendo ofertado pela Prefeitura a estes alunos.”

As oficinas incluem cinco áreas: Iniciação Profissional; Empreendedorismo e Projeto de Vida; Educação e Saúde; Tecnologia Básica e Intermediária; e Cultura Maker (módulo que abrange Ciências e Invenções; Comunicação e Mídias; e Matemática e Games). Por meio de aulas com abordagens práticas, dinâmicas e coletivas, os alunos serão incentivados a desenvolver diferentes habilidades e competências gerais.

As aulas também aproximam os estudantes de temas que podem encontrar no mercado de trabalho, preparando-os para essa etapa. O programa começou atendendo 141 alunos, de sete escolas municipais, mas no decorrer do ano letivo será ampliado para todas as unidades da rede, totalizando 614 alunos. As atividades ocorrem no Senai, instituição contratada pela Prefeitura e os alunos recebem alimentação e transporte gratuito até o local, fornecidos pela Secretaria de Educação.


Postagem Anterior Próxima Postagem