Governos de SC e RS se manifestam sobre suposta fiscalização de caminhões com donativos




Foto de: Divulgação 


Notas oficiais foram divulgadas pelos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina após supostas paralisações de caminhões com donativos para a cobrança de impostos em postos de fiscalização. Segundo os governos dos dois estados, tratam-se de fake news.

Várias postagens que circulam pelas redes sociais indicam que os materiais estariam sendo alvos de fiscalização tributária nas estradas dos dois estados. Além da suposta cobrança de impostos, os veículos estariam sendo obrigados a descarregar parte das cargas devido ao excesso de peso.

O que dizem os governos de SC e RS

Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina disse que não há qualquer ação de fiscalização que impeça o transporte de doações para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. “Também não existem postos fixos de fiscalização em SC (a fiscalização é realizada em atividades volantes) e não há nenhuma ação em andamento nas divisas com o RS e o PR".

De acordo com o governo catarinense, a orientação a todos os fiscais do estado é a imediata liberação de cargas com donativos. “A Fazenda de Santa Catarina observa ainda que mantém contato com a Fazenda do Rio Grande do Sul para garantir que não haja impedimento à passagem de donativos de SC nos postos de fiscalização em território gaúcho”, completa a nota.

Também em nota, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul negou que veículos estejam sendo retidos em postos fiscais. O órgão garantiu que veículos com doações aos atingidos pelas enchentes não estão sendo parados nas estradas e que suspendeu a fiscalização para “facilitar a chegada de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco”.

O secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, também usou as redes da secretaria e do governo gaúcho para desmentir os

Fonte:Oeste mais 
Postagem Anterior Próxima Postagem