Combate à dengue: Município começa a utilizar drones em vistorias




Foto de: Divulgação 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de suas Secretarias e com apoio de entidades parceiras, segue desenvolvendo ações de combate à dengue. O trabalho em conjunto busca, principalmente, conscientizar a população sobre medidas preventivas que fazem a diferença nesta luta para barrar o avanço do mosquito Aedes aegypti.

Na tarde desta terça-feira (12), por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou mais uma ação importante no enfrentamento à dengue: a fiscalização aérea com o uso de drones para identificar locais com possíveis focos do mosquito da dengue, ou possíveis criadouros.

A iniciativa que contou com apoio da Acijs, CDL e Policias Civil, Militar e Científica começou pelo centro da cidade, uma das regiões com maior incidência de focos e casos de dengue. Os equipamentos subiram na região do Calçadão da Marechal e captaram as primeiras imagens daquela área.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o uso dos drones vai permitir vistorias em locais de difícil acesso para os agentes de endemias, como o alto das edificações, por exemplo. “Já conseguimos ver locais com água parada e até com larvas. É uma forma de intensificarmos as fiscalizações e ampliarmos nossas ações. Vai possibilitar fiscalizar uma área maior em menor tempo”, explicou.

Com as imagens em mãos e identificando possíveis criadouros do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde vai entrar em contato com os proprietários desses locais para que tomem as medidas necessárias para resolver o problema. “Nossa equipe vai contatar os responsáveis e pedir providências. Caso isso não ocorra, outras medidas cabíveis podem ser tomadas”, alerta Alceu Gilmar Moretti.

Os drones são utilizados pela área de segurança pública e foram cedidos especialmente para esta ação. Um modelo (DJI Mavic 2), é usado pela Polícia Científica para levantamento de locais como acidente de trânsito e crimes ambientais o outro (um DJI Matrice), é de uso da Polícia Militar. Na ação foram operados pela Polícia Científica.





Olha a dica boa para o fim de semana no vídeo:


Postagem Anterior Próxima Postagem