Felipe Giachini: Exercício físico e dieta vegetariana/vegana!



Foto de: Reprodução 

Olá pessoal, tudo bem?
Na coluna de hoje vamos falar sobre as pessoas que incluem em suas rotinas diárias, dietas vegetarianas e/ou veganas, e se esse tipo de dieta interfere durante os treinos físicos ou nos resultados pretendidos. 
Segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), nos últimos anos teve um crescimento da população que se declara vegetariana ou vegana e cada pessoa tem suas razões e motivos, seja eles por ética, saúde, ambiental ou social. 
Mas antes de falar sobre a relação exercício e dieta, vamos entender um pouco mais sobre vegetarianismo e veganismo!

Continue a leitura depois do anuncio.

VEGETARIANISMO 
São pessoas que EXCLUI do seu regime alimentar produtos de origem animal. A SVB considera alguns tipos de vegetarianismo: 
> Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
> Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
> Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
> Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.                                                                                    
                                                                                                                                                                       VEGANISMO 

As pessoas se abstêm do uso de produtos de origem animal, excluindo na medida do possível qualquer produto de origem animal, incluindo alimentação, vestuário, produtos estéticos, dentre outros. 
                                                                                                                                                                      SER VEGETARIANO/VEGANO PREJUDICA NO RENDIMENTO DOS TREINOS?

NÃO, sua capacidade aeróbica não será prejudicada por sua dieta vegetariana ou vegana, porém, será preciso que você supra suas necessidades nutricionais de forma que seu corpo sempre tenha os nutrientes necessários para alcançar os resultados e potencialize o ganho de força e massa muscular. 
Quem opta por essa dieta alimentar precisa conhecer um pouco mais sobre a Creatina, que é um derivado de aminoácidos presente nas nossas fibras musculares, é ela que garante o abastecimento de energia durante a contração muscular, fazendo com que melhore a sua performance nos treinos, acelere a recuperação muscular, evita a fadiga, colabora para o ganho de massa muscular, dentre outros benefícios. E porque estou falando exclusivamente da Creatina! Por que em alimentos, ela só é encontrada na carne vermelha, frango ou peixes. Nosso organismo, através do fígado, até produz creatina, em torno de 1g por dia que é suficiente apenas para nossas atividades diárias. Quando praticamos exercícios, principalmente de força e explosão muscular, a demanda de creatina do nosso corpo aumenta e varia ente 3g a 5g, dependendo do tipo de treino e da intensidade. Portanto, para que os níveis de creatina do seu corpo estejam em níveis suficientes para suprir a necessidade durante ou após seu treino é necessário a ingestão de creatina através de suplementação. Converse com seu professor e com seu nutricionista!        
Você vegetariano ou vegano, caso esteja com dificuldade dentro da sua rotina de treinos, por exemplo, sentindo cansaço muito rápido, falta de força, dificuldade para ganhar massa, falta de vontade ou sonolência, é um indicio que os níveis de proteínas ou outros nutrientes estejam muito baixo. Se isso acontecer procure um nutricionista para que ele lhe indique uma suplementação que será um complemento da sua alimentação, afim de normalizar os níveis de nutrientes.
 Lembre-se de sempre contar com o auxilio de profissionais da área que são pessoas capacitadas para melhor lhe atender e otimizar suas conquistas. 

Dicas, informações, treinos ou assessoria de treino online/presencial, acesse minha rede social profissional.
@professorfelipegiachini

ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP E ACOMPANHE EM PRIMEIRA MÃO!!!

 
Postagem Anterior Próxima Postagem